Conexões Regenerativas:
Água Clima e Biodiversidade
Serviços Ecossistêmicos
Serviços Ecossistêmicos que o projeto presta a Ribeirão Preto e Região
•Serviços de provisão - Relação com a matéria-prima utilizada pelo homem, como alimentos, água doce, madeira, fibras e recursos genéticos.
•Serviços de regulação - Relação com as condições ambientais que sustentam a humanidade, como regulação do clima, qualidade da água, controle de enchentes e de erosão, tratamento de resíduos e controle de pragas e doenças.
•Serviços culturais Relação com o turismo ecológico, por exemplo, trazendo benefícios vinculados ao lazer, educação, inspiração e espiritualidade.
•Serviços de suporte Relação com os processos naturais necessários para que os outros serviços possam existir como a formação do solo, ciclagem de nutrientes e outros processos ecológicos.
Fonte: *Millennium Ecosystem Assessment. 2005. Ecosystems and Human Well-being: Synthesis. Island Press, Washington, DC.
Resiliência Hídrica
De acordo com a Agência Nacional de Águas Ribeirão Preto está entre as 76 cidades que tem maior insegurança hídrica no país. Atualmente somente o Aquífero Guarani atende a cidade, porém as mudança de uso da terra, com a supressão da vegetação para o plantio de monocultura, reduziu muito as áreas de recarga do aquífero, e também as matas ciliares. Se isto não for tratado, a cidade corre sérios riscos de ficar em uma séria crise hídrica até 2040.
O ranking do Aqueduct Water Risk Atlas produzido pela WRI (World Resource Institute) identifica as áreas principais do país com risco de crise hídrica. Ele mostra que, no Brasil, regiões da Bahia, Piauí, Ceará e Rio Grande do Norte sofrem com níveis “extremamente altos” de risco de crise hídrica, um nível semelhante ao dos países do Oriente Médio. As regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Ribeirão Preto e Vitória aparecem com risco “alto”, assim como outras regiões. O mapa ao lado mostra a situação. Quanto mais escuro o tom de vermelho, maior o risco.