Conexões Regenerativas:
Água Clima e Biodiversidade
Rede de Produtores de Mudas
Uma das principais etapas do projeto, é a capacitação de produtores de mudas para que seja possível alcançar a quantidade de espécies necessárias para um reflorestamento regenerativo tão amplo. O que observa-se desde 2020 é uma redução do numero de viveiros, e cada vez menos espécies sendo produzidas pelos viveiros restantes. Um dos principais movimentos desenvolvido pelo Instituto Artesano, é o de capacitar os agricultores para se tornem produtores de mudas nativas, além da sua produção agrícola atual. Isto se torna uma alternativa de renda, que apoia cada vez mais os movimentos de restauração florestal, e traz um engajamento cada vez maior da sociedade e dos produtores locais.
Além desta capacitação que chamamos de Capacitação para Viveiristas, vem sendo criada uma rede de apoiuo, com. assistência técnica, suporte de conexão com compradores, e conexões entre os produtores para que seja possível, por exemplo, compartilhar um pedido reunindo mais produtores. A Plantaê é parceira do Instituto neste projeto inovador.
Capacitação de Agentes de Reflorestamento
Outro dos principais gargalos da área de restauração está nos serviços de reflorestamento de campo, onde os profissionais capacitados, devem fazer a preparação do solo, e o plantio das mudas, bem como o acompanhamento e manutenção das mesmas, até que se tornem autônomas.
Agentes de reflorestamento é o nome dado ao curso que será ministrado em preparação de profissionais para executarem este trabalho. AS previsão é que este curso seja realizado em Agosto, pois a partir de setembro começa a estação das chuvas, que é a época mais propícia para a realização dos plantios.
Viveiro de Mudas Nativas
O Viveiro escola do Instituto Artesano, funciona na área do projeto Urbanístico da Artesano na cidade de Ribeirão preto, exatamente ao lado do Stand de vendas da empresa. Nele as mudas que forem produzidas localmente serão armazenadas. Este local, será ainda a base para os cursos de capacitação prática, e suporte para qualquer necessidade dos produtores locais.